Richard Starkey é um baterista, multi-instrumentista, cantor, compositor e ator britânico, que ficou famoso mesmo como baterista dos Beatles após substituir Pete Best, ficando na banda até seu encerramento, em 1970.
Ringo Starr morava com a mãe e o padrasto em um bairro humilde de Liverpool. Quando era pequeno tinha vários problemas de sáude e ficava internado nos hospitais várias vezes, isso o fez perder alguns anos na escola e aos 15 mal sabia ler e escrever.
No ano de 1957, Ringo começou sua própria banda, no estilo Skiffle, com Eddie Miles, chamada The Eddie Clayton Skiffle Group. Em 1959, ele juntou-se ao grupo Raving Texans, que mais tarde, mudou de nome para Rory Storm and The Hurricanes. Foi nesta época que Richard passou a adotar o nome artístico Ringo (derivado de "ring", anel em inglês) por causa de seu constante uso de anéis. Os Hurricanes fizeram uma turnê em Hamburgo no ano de 1960, onde Ringo Starr conheceu o The Beatles, formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best.
Ringo só acabou entrando no Beatles depois da saída de Pete Best, o baterista da banda naquela época, os outros integrantes da banda resolveram dispensá-lo e chamar Ringo Starr para substituí-lo. Os fãs de Pete não gostaram e protestaram contra a mudança gritando "Peter Forever, Ringo Never".
Ringo Starr entrou oficialmente na banda The Beatles no ano de 1962, onde Ringo além de tocar bateria, compôs músicas e cantou.
Ele foi o primeiro a abandonar a banda. Em uma entrevista em 1968, John Lennon perguntado se Ringo era o melhor baterista do mundo, respondeu: "Ele nem é o melhor baterista dos Beatles". Se passou duas semanas e Ringo retornou a banda a pedido dos outros três integrantes.
Apesar do sucesso da banda, Ringo era considerado por muitos, um baterista medíocre. Para se defender, usava uma frase sarcástica: "Dizem que não toco muito bem, mas sou o baterista da melhor banda do mundo...logo, sou o melhor baterista do mundo". Mas ele tem muito a seu favor nesse quesito, tendo sido o baterista a popularizar um modo de tocar bateria com igual força em ambas as mãos. Como membro dos Beatles, teve importância na elabaração dos arranjos, com batidas simples, porém inconfundíveis.
O primeiro trabalho solo de Ringo Starr foi lançado ainda em 1970, ano de separação dos Beatles. Sentimental Journey foi lançado em março e produzido por George Martin. O albúm é composto por regravações de canções antigas como Night and Day, de Cole Porter. Em setembro do mesmo ano lançou seu segundo álbum solo, Beaucoups of Blues. O álbum seguia o estilo country.
Ao longo dos anos ainda participou de álbuns de seus ex-companheiros de banda e em 1973 lançou o álbum Ringo, seu maior sucesso comercial. Foi a única vez em que os quatro Beatles estiveram em um mesmo disco depois da separação da banda.
Seu filho, Zak Starkey seguiu a carreira de baterista e atualmente é o baterista da banda The Who, tendo também tocado na banda Oasis.
E assim Ringo Starr foi lançando álbuns e mais álbuns, e recebendo homenagens tais como a de 2008 onde recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood.




Nenhum comentário:
Postar um comentário