Astros do Rock - Raul Seixas

     


Raul Santos Seixas foi um famoso cantor e compositor brasileiro, considerado o pai do rock brasileiro. Muito conhecido também como Maluco Beleza, foi um mito, da música brasileira em geral.

Ele nasceu em Salvador, no ano de 1945, e ao decorrer de sua juventude, sempre ia mal na escola, devido a paixão pelo rock n' roll que ficava ouvindo nas lojas de sua cidade. Mas contudo, Raul sempre foi apaixonado pela literatura, lia vários livros que o pai tinha em casa. Mais velho, Raul dizia: "Eu era um fracasso na escola, a escola não me dizia nada do que eu queria saber. Tudo o que aprendia era nos livros, em casa ou na rua." Os pais de Raul, como vários outros na época, estranhavam o rock, mal sabiam eles que seu filho seria um dos maiores cantores do Brasil...




Raul queria ser um escritor como Jorge Amado, mas mesmo assim, formou-se a banda Raulzito e os Panteras, que teve diversos nomes anteriormente, como Relâmpagos do Rock e The Panters. Raul teve um relacionamento com uma mulher que tinha um pai pastor protestante americano, e que não aceitaca seu relacionamento com Raul. Depois, Raul se formou em Direito, Psicologia e Filosofia. Ele se casa com a mulher, Edith. Logo em seguido ele larga os estudos e volta a reunir a banda os Panteras. A banda não conseguiu sucesso e Raul passou fome.

Ao longo dos anos, já depois que Raul voltou a Salvador, ele foi convidado para ser produtor de uma gravadora e voltou para o Rio. Fez vários trabalhos junto a outras bandas/cantores, até que Raul decide prosseguir em carreira solo a partir dos anos 70 e finalmente conseguiu sucesso e se dava como uma grande promessa de um novo compositor e cantor.


No ano de 1974, Raul Seixas junto com Paulo Coelho cria a Sociedade Alternativa, uma sociedade baseada nos preceitos do bruxo inglês Aleister Crowley, onde a principal lei é: "Faze oque tu queres, há de ser tudo da lei". E em todos os seus shows, Raul divulga a sociedade, com até mesmo a música.

Com a Ditadura, Raul e Paulo foram presos, através da DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), eles pensavam que a Sociedade Alternativa fosse um movimento armado contra o governo. Foram exilados para os Estados Unidos, e depois Raul volta ao Brasil.


A partir do ano de 1978, Raul começa a ter problemas de saúde devido ao grande consumo de álcool.

Ao longo do tempo Raul com altos e baixos, depressões e sucessos, várias relações e filhos, Raul nos seus shows aparentava estar debilitado, a convite de Marcelo Nova, faz shows em Salvador, e no ano seguinte, em 1989 faz uma turnê com Marcelo, agora parceiro musical, totalizando 50 apresentações por todo o Brasil. Raul só participava de metade de cada show, devido a sua saúde.


As 50 apresentações pelo Brasil resultam naquele que seria o último disco lançado em vida por Raul Seixas. O disco foi intitulado de "A Panela do Diabo", que foi lançado pela Warner Music Brasil no dia 22 de agosto de 1989.

Um dia antes do disco ser lançado, no dia 21 de agosto, Raul Seixas foi encontrado morto sobre a cama, por volta das oito da manhã em seu apartamento em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca causado pelo seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético. A Panela do Diabo vendeu 150.000 cópias, rendendo a Raul um disco de ouro póstumo, entregue à sua família e também a Marcelo Nova. Raul foi velado  pelo resto do dia no Palácio das Convenções do Anhembi. No dia seguinte seu corpo foi levado por via aérea até Salvador e sepultado às 17 horas, no Cemitério Jardim da Saudade.


Depois de sua morte, Raul permaneceu entre as paradas de sucesso, e até hoje faz sucesso com as novas gerações.















* Na última terça-feira, dia 21, fez 23 anos sem Raul Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário