Pizza
A pizza foi originalmente criada a cerca de 6 mil anos atrás, entre egípcios, que a chamavam de piscea. Na época ela era bem semelhante ao pão sírio. Essa receita foi passada por muitas eras, passando pelos gregos, fenícios, turcos muçulmanos, que na era das Cruzadas, passaram essa receita pra os italianos.
No começo da sua trajetória cultural, a pizza contava somente com o acréscimo de ervas da região e do tradicional azeite de oliva. Após um tempo foi adicionado o uso de tomates o que deu fama aos italianos. A pizza era um prato elaborado para matar a fome dos pobres que habitavam o Sul da Itália.
Os vendedores ambulantes adotaram esta receita para, com o uso de alimentos baratos, nutrir os mais pobres. Geralmente esta massa vinha acompanhada de toucinho, peixes fritos e queijo. Em meados do século XIX, em 1889, graças à habilidade do primeiro pizzaiolo da história, Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, a quem ele homenageia ao confeccionar uma pizza imitando as cores da bandeira italiana, branco, vermelho e verde, utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão, produtos que lhe permitiam obter as colorações desejadas. A rainha apreciou tanto este prato que Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.
A pizza desembarcou no Brasil através dos imigrantes italianos, celebrizando o bairro paulista do Brás, onde se concentrou grande parte deles na cidade de São Paulo. Até 1950 este prato se restringia mais aos círculos italianos, mas a partir deste momento ela se disseminou por todo o país, tornando-se logo um elemento cultural brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário