Astros do Rock - Dave Murray




David Michael Murray é um guitarrista, e, desde 1976 integra a banda de heavy metal "Iron Maiden". É considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas da atualidade.



Dave nasceu em uma família regularmente pobre, na Inglaterra. O pai era doente e vivia bebendo, sua mãe trabalhava como faxineira e tentava sustentar Dave e suas irmãs.

Jovem, Dave já se interessava pela música, fazia a "guitarra imaginária" ouvindo Beatles.

No ano de 1970 a família de Dave arranjou uma moradia melhor em Clapton. Por lá, conheceu Steve Harris, seu futuro companheiro de banda. Durante um tempo Dave, assim como Steve se tornou um Skinhead. Ele ouvia muito Reggae com sua turma de Skinheads, até que ele ouviu pela primeira vez a música "Vodoo Child (Slight Return)" de Jimi Hendrix no rádio. Dave se apaixonou de vez pelo rock, deixou o cabelo crescer, adotou roupas hippies, e leu a bíblia do rock. Começou a frequentar shows e sair com um novo bando de amigos, sendo que o mais chegado deles era Adrian Smith, outro futuro companheiro de banda. Quando deixou a escola, com 15 anos, Dave já estava decidido que não queria um "trabalho sério", como ele dizia, ele queria ser guitarrista.

Seu primeiro grupo foi um trio chamado Stone Free (nome tirado de uma música de Jimi Hendrix), que ele e Adrian formaram com um outro colega de escola. Dave e Adrian viviam compondo algumas músicas e pensando como seria se fizessem sucesso, mas ao contrário de Dave, que fazia testes em varias bandas, Adrian queria ter a sua própria. 


Dave passou por algumas bandas, até Dennis Wilcock e Steve Harris o chamarem para uma banda. A banda que viria a ser o Iron Maiden, ficou sem um outro guitarrista por um bom tempo e embora impressionados com o estilo de Dave tocar, houve uma briga entre Dennis e ele.

Assim, Dave se juntou a outra banda, intitulada de o Urchin, liderada pelo seu antigo amigo Adrian Smith. Enquanto isso as coisas no Maiden estavam indo de mal a pior, com mudanças constantes, entrada e saída de pessoas, culminando a saída de Dennis Wilcock. Steve Harris decidiu recomeçar do zero, e queria Dave Murray na banda.

Após dezenas de mudanças de formação, em 1978 o Iron Maiden estava estabilizado com Steve Harris no baixo, Dave Murray na guitarra, Paul Di'Anno nos vocais e Doug Sampson na bateria. A banda gravou o compacto "Soundhouse Tapes", com as músicas "Prowler", "Invasion" e "Iron Maiden".

Com o novo guitarrista Dennis Straton e Clive Burr na bateria, em 1980 a banda lança seu primeiro disco e começa a conquistar o mundo. Logo depois do primeiro disco, Dennis Straton foi substituído por Adrian Smith, e em 1981 lançaram "Killers".

Em 1982, aconteceu uma das principais mudanças o vocalista Paul Di'Anno abandonou a banda e no seu lugar entrou Bruce Dickinson, que comandou o Iron Maiden durante sua melhor fase. Nesse mesmo ano essa formação lançou por exemplo "The Number of The Best", um dos maiores clássicos do Heavy Metal.

Houve mais mudanças de integrantes na banda, saiu Clive Burr e entrou Nicko McBrain, em 1983, e saiu Adrian Smith e entrou Janick Gers, em 1989. Tendo nesse tempo a banda lançado vários sucessos.

Em 1993 aconteceu o inesperado e Bruce Dickinson saiu da banda em um busca de uma carreira solo. Para o seu lugar foi organizado uma disputa mundial, com os melhores vocalista do mundo. O brasileiro André Mattos foi um dos concorrentes e acabou em 3º lugar, o vencedor foi Blaze Bayley, vindo da banda inglesa Wolfsbane.

A troca de vocalista não agradou os fãs e em 1999 Blaze Bayley é dispensado para a volta de Bruce Dickinson. Também volta Adrian Smith, outro ex-Iron Maiden. e agora com um sexteto, com três guitarrista a banda continua fazendo sucesso. 


Dave Murray como sempre, continua estável na banda, que até hoje faz shows por todo o planeta.

Fender Stratocaster, guitarra que Dave Murray costuma usar





Nenhum comentário:

Postar um comentário